Inicio  » Chistes  » Gatito en el vete

Gatito en el vete

Autor

Veterinaria.org

Fecha de publicación

04/07/2009

Resumen



Título: Gatito em el vete

Autor:   Ubiratan Araujo (BIRA)       

Fecja: 07.05.2009 

Sus blogs:CARICATURAS
http://caricasdobira.blogspot.com
http://www.caricascartunescas.blogger.com.br
http://www.raBIsqueiRA.blogger.com.br
CARTOONS
http://chargesbira.blogspot.com
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com
HISTORIETAS
http://domquixotehq.blogspot.com
http://www.braziliancomics.blogger.com.br
http://www.paginasnonsense.blogger.com.br
http://quadrinhosbira.blig.ig.com.br
VÁRIOS
http://en.facebox.com/BiraCartoonist
http://bira.nafoto.net
http://biradantas.zip.net
http://fotolog.terra.com.br/biradantas
http://photobucket.com/albums/v509/BiraDantas
http://www.flickr.com/photos/33172661@N00
http://rabisqueira.blig.ig.com.br
Bibliografia de BIRA 

Ubiratan Libanio Dantas de Araújo (BIRA)Nasceu em São Paulo, capital em 03/03/1963.Morou no Rio de 1965 a 1976, quando voltou para São Paulo, capital.Desde 1988 vive em Campinas/SP onde casou e tem uma filha, Thaís.Trabalha com ilustrações e charges desde 1979. Foi desenhista da revista em quadrinhos 'Os Trapalhões' (Bloch) de 1980 a 82 e intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca) em 85, quando fez parte da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP).Colaborou em revistas como Quadreca, Lua Nova, Cometa Humor, Saque, Táxi News, Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Quadrinhópole, Garagem Hermética, Em Ação (Caterpillar), EATON, IBM, 3M, Rockwell Fumagalli, Anglo, Bundas e jornais como Em Tempo, Luta Sindical, Retrato do Brasil, Folha da Tarde (SP), Diário do Povo (Campinas), Pasquim21, Cometa Itabirano, Folha de Minas, Meu Jornal Campinas e jornais sindicais. Ilustrou livros para Editora Atual (O Caderno de Perguntas de Rebecca) e para Ática (Curso de Inglês). Produz ilustrações para agências de design em Campinas como Grafos, Conexo Comunicação, Território da Criação e Projeto A.Participou com cartuns em livros cooperativados da Editora Virgo: “Brasil, 500 anos”, “Fome de ver estrelas”, “Tiras de Letras”, entre outros.É professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas. É contratado pelo Sinergia e Sindipetro, onde publica charges, reproduzidas em seus flogs e no site www.chargeonline.com.brFez tiras em quadrinhos (Sigmóide Frund) em parceria com o cartunista Moretti.Faz parte do conselho editorial da revista de HQ Front, onde publica HQs.Produziu 2 adaptações literárias em quadrinhos para a Escala Educacional: Memórias de um sargento de Milícias (com roteiro de Índigo, cores de Maurilo DNA e Caio Freitas) e Dom Quixote, onde fez roteiro, desenhos, arte-final e cores.
SALÕES DE HUMOR:

Desde 1985 tem sido selecionado em Salões de Humor Nacionais: Piracicaba, Ribeirão Preto, Araras e Santo André (SP); Belo Horizonte e Caratinga (MG); Rio e Volta Redonda; Piauí; Pernambuco; Porto Alegre, Lageado e Univates (RS); Unacom (DF) e Internacionais: Rússia, Irã, Chipre/Turquia e Carquefou (França).

PRÊMIOS E PALESTRAS:

  • 1986: 1º prêmio em caricatura, no IV Salão sobre Desenho de Humor de Belo Horizonte, organizado pela Sociedade Mineira de Engenheiros
  • 1992: menção honrosa na IV Mostra de Humor de Araras (SP)
  • 1998: prêmio Júri Popular-Internet no Salão Nacional de Humor sobre fiscalização dos Gastos Públicos (UNACON de Brasília)
  • 2000: duas menções honrosas em caricatura no Salão de Ribeirão Preto (SP)
  • 2002: diploma de mérito 'Zumbi dos Palmares' concedido pela Câmara dos Vereadores de Campinas/SP pela produção de um gibi sobre a vida de Zumbi
  • 2003: 19º prêmio Ângelo Agostini, como melhor cartunista do Brasil em 2002 e 1º lugar em Caricatura no Salão de Humor do Chipre Ramiz Gökçe
  • 2004: menção honrosa em Cartum no Salão de Volta Redonda
  • 2005: 21º prêmio Ângelo Agostini (melhor cartunista) e palestrante no WCC (World Comics Conference) em Bucheon, Coréia do Sul
  • 2007: troféu HQ Mix por Melhor Revista Mix (Front- Via Lettera)
  • 2008: troféu HQ Mix por participar do coletivo de Quadrinhistas Quarto Mundo
  • 2009: menção honrosa na 2ª Competição Internacional de Cartum “Red man”, na China.
INFLUÊNCIAS: 
Além de Millôr Fernandes (de quem acompanho o trabalho humorístico desde a revista Pif-Paf, claro que na reimpressão), fui muito influenciado pelo time do Pasquim: Henfil, Fortuna, Ziraldo, Jaguar e mestres como Angelo Agostini, J.Carlos, Belmonte, Carlos Estevão, Angeli, Laerte e os estrangeiros Uderzo (Asterix), Quino (Mafalda), All Capp (Ferdinando Buscapé), John Buscema entre muitos outros.
 

DICA DO LAÍLSON

Charge de Maomé
O Museu da Imprensa de Portugal fez uma galeria com as charges sobre o profeta.
Quem quiser ver de perto pra tirar suas próprias conclusões, o endereço é
http://www.cartoonvirtualmuseum.org/f_galeria_maome.htm  


RECADO DO JOACY PRO BIRA

“Bira, punks brasileiros que cruzaram a fronteira do México pra viajarem pelos USA, me enviaram uma copia de uma HQ do Seth Tobocman sobre o Mumia Abu-Jamal, no qual, punks, anarquistas e ativistas, fazem campanha mundial contra sua condenação à cadeira elétrica desde os idos dos anos 80. Mumia, para quem sabe, é um jornalista negro, ex-pantera negra, que teve uma farsa montada pelo FBI para incriminá-lo da morte de um policial. Até hoje, as testemunhas negam a acusação e sumiram.
Mas, fiz uma adaptação desta HQ em forma de zine que lancei. 'Liberdade em Preto e Branco'. Com ela, o movimento punk, negro e outros, fizeram impressao e distribuiram (até hoje). Para denunciar a Pena de Morte e o racismo.
Como estou frazendo meu livro de 20 anos de produção (só tenho 34 hoje!), penso em colocar esta longa HQ.
http://www.joacyjamys.com.br/hq_mumia1.htm
 
Sobre a banda EXCOMUNGADOS... porra, adoro o som deles e tenho com MAIOR CARINHO aquele disquinho no qual você magistralmente desenhou o encarte! Adoro as letras, as músicas. Eles me escreveram um dia desses.
Sobre o Lula. Eu trabalho num sindicato cutista aqui no Maranhão há quinze anos. Trampo diretamente com o povo do PT e de outros partidos. Eles sabem que sou anarquista, faço campanha de voto nulo desde os meus quinze anos.. eles 'respeitam' (ou engolem). A merda é Lula se juntar com o maldito Sarney aqui... infelizmente, sou o unico cartunista anti-sarney no Maranhão... digo, faço cartuns contra este 'povo' mesmo. A primeira privatizaçao do governo Lula foi a CEMAR comprada por estrangeiros que demitiram 500 pessoas... o sindicato que trampo é de água e luz. A luta é diária. A perseguição é doida. Infelizmente, eles não me deixam fazer um cartum contra Lula... ha! ha! Agora Sarney é 'nosso companheiro'... sempre falo isto... eles se mordem...
Abraços do amigo e admirador.”
JOACY JAMYS
Quadrinhos - Design - Webdesign
http://www.joacyjamys.com.br  
http://joacyjamys.zip.net   

CALDARI E A PUBLICAÇÃO DAS CHARGES COM MAOMÉ

O jornal dinamarquês 'Jyllands Posten', primeiro a publicar as polêmicas charges do profeta Muhammad, negou-se a publicar ilustrações satirizando Jesus Cristo, há três anos, por considerá-las ofensivas para seus leitores, segundo informações publicadas no site do jornal britânico 'The Guardian'.
Em abril de 2003, o cartunista dinamarquês Christoffer Zieler, propôs uma série de ilustrações sobre a ressurreição de Cristo, mas o 'Jyllands Posten' se negou a publicá-las. De acordo com o site 'The Guardian', Zieler recebeu uma mensagem eletrônica do editor do suplemento dominical, Jens Kaiser, rejeitando a colaboração.
'Não acredito que os leitores do 'Jyllands Posten' gostariam de suas ilustrações. De fato, creio que provocariam uma verdadeira polêmica e escândalo. Assim, preferimos não publicá-las', explicou Kaiser ao cartunista.
O artista contou ao jornal norueguês 'Dagbladet', que as charges ''eram uma brincadeira inocente. 'Do tipo que meu avô católico não se importaria', disse.
Depois de ver a reportagem sobre as charges de Jesus Cristo, o editor do 'Jyllands Posten', Kaiser, declarou ao 'MediaGuardian.co.uk', versão on-line do jornal inglês, que 'era ridículo que se trouxesse esse caso a público agora'. 'Não tem nada a ver com as caricaturas de Muhammad que o jornal publicou (...) não se trata de valorizar mais uma religião do que outra', disse.
No entanto, Ahmed Akkari, porta-voz do Comitê Europeu para Honrar Muhammad, declarou que o 'Jyllands Posten' utilizou duplos padrões e disse que o jornal deve se desculpar.
REDMAN (CHINA)
Ganhei Menção honrosa com o cartum ao lado, na 2ª Competição Internacional de Cartum “Red man”, na China.Durante 6 meses (entre 2007 e 2008) o site chinês http://www.redmanart.com recebeu cartuns e caricaturas com os temas “Sombra” e “Jogos Olímpicos Animais”. Foram mais de 1.800 trabalhos de cerca de 300 artistas de 43 países, dos quais foram premiados: China, Polônia, Sérbia (com “B” mesmo), Ucrânia, Israel, Brasil (3 medalhas), Cuba, Montenegro, Turquia, Bulgária, Rússia, Irã, Itália, Coréia do Sul, Grécia, Tailândia, Usbesquistão, Azerbaijão, Chipre, Costa Rica, Armênia, Eslováquia, Holanda, Romênia, Bélgica, Síria, Filipinas, Indonésia, México, Egito e Alemanha. O comitê de jurados formado por Xu Tão, Xia Dachuan, Jin Hui, Li Haifeng, Xiao Chengsen, Zhang Xiaodong, Wang Shanjia, Fan Xuhui e Quan Yingsheng, escolheu pouco mais de 100 trabalhos. Além de mim, as caricaturas dos brasileiros Érico (Ronaldinho - Grand Prize) e Mattias (Ronaldo - Copper Prize) foram premiadas. Os trabalhos podem ser vistos no site, cujo lema é:“Humanos não são nada além e sombras que andam. Nossa essência é a mesma dos sonhos. Vida curta é gasta como um sonho. Ser ou não ser, eis a questão.Sombra? Alma!Talvez apenas a sombra seja você.” Coisas de China!
   



Comentarios