Inicio  » Revista Veterinaria REDVET  » Vol 18 Nº 1 Enero 2017

011712 - Características seminais de garanhões Pôneis da raça Brasileira

Autor

Miguel Alejandro Silva Rua1*; Celia Raquel Quirino1**; Aylton Bartholazzi Junior1; Paula Nascimento Santoro1; Wilder Hernando Ortiz Vega1; Luis Fonseca Matos1
1 Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal (Universidade Estadual do Norte Fluminense/UENF); ** Pesquisadora CNPq.
Av. Alberto Lamego, 2000, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
*Autor correspondente: miguelvet-rua@hotmail.com; crqster@gmail.com



Fecha de publicación

26/01/2017

Abstract

A qualidade do sêmen do garanhão é um dos fatores determinantes para se obter sucesso em programas reprodutivos já que na espécie equina é comum a existência de animais com problemas ligados à reprodução. Sendo assim, torna-se indispensável o exame andrológico de rotina para seleção de garanhões que serão utilizados na estação reprodutiva. O objetivo do presente estudo foi avaliar as características físicas do sêmen de garanhões pôneis da raça Brasileira. Foi coletado sêmen de garanhões adultos pôneis da raça Brasileira nos meses de dezembro, março, abril, maio, agosto e setembro. Os animais foram criados no Norte do Estado do Rio de Janeiro e foram avaliadas as características de pH seminal, volume seminal, concentração espermática e número total de espermatozoides. Com auxílio da análise computadorizada foram avaliadas a motilidade total, motilidade progressiva e as demais características da cinética espermática, em relação à idade dos animais e ao mês de coleta. Foi realizada a análise de variância e foram calculadas as correlações das características. Em geral as características não variaram entre animais de diferentes idades e nos diferentes meses de coleta. Houve ligeira variação da concentração espermática, e de algumas características da cinética espermática. Com isso, sugere-se que os garanhões possam ser utilizados na reprodução no decorrer do ano, sem que haja prejuízo das características ligadas ao potencial fertilidade do sêmen que apresentou boa qualidade.

Artículo

Palabras clave

sêmen, equino, reprodução.

Comentarios